KTM: Prazo de entrega habitual de 2 a 3 dias
Opção de crédito disponível com TAN de 0% até 12 ou 24 meses. Contacte-nos!
Porquê o diâmetro 27,5?
Superiores qualidades técnicas: Ignorando os aspectos industriais e comerciais, a 27,5’’ tem tecnicamente mais qualidades que defeitos. Considerando apenas o diâmetro, uma roda grande ultrapassa os obstáculos dos caminhos com maior facilidade e a superior inércia oferece maior estabilidade, embora que nas rodas 29’’ seja mais sensível o maior esforço para curvar ou inclinar com velocidade.
Capacidade de reacção típica de uma 26´´: Os materiais e componentes de uma roda maior são proporcionalmente mais pesados, com efeitos negativos na capacidade de reacção e aceleração da própria roda. Um dos handicaps das 29’’ é a capacidade de aceleração… se perder ou reduzir a velocidade de cruzeiro, necessita de mais energia para recuperar velocidade. Sobre este aspecto, as 27,5’’ são praticamente equivalentes às 26’’, com muito melhor capacidade de reacção e recuperação.
Meio-termo entre 29'' e 26'': As qualidades da 27,5’’ é concentração dos benefícios proporcionados pela roda 26’’ e pela roda 29’’ numa medida de meio-termo. As rodas 27,5 (ou 650b) têm maior inércia que as rodas 26’’ e por isso ultrapassam melhor os obstáculos dos trilhos tal como as rodas de 29’’ polegadas. Além disso, têm um peso mais baixo face às 29’’ e mais próximo das 26’’, que resulta num comportamento e maneabilidade muito semelhante às rodas 26’’.
Tamanhos: A 27,5 é uma medida adequada para qualquer ciclista, independentemente da sua altura: considerando a altura média padrão (entre 1,70mt a 1,80mt) das pessoas, um atleta adaptar-se-á melhor a um quadro 27,5’’ do que ao 29’’.
Menor torsão s stress sobre o quadro: As 27,5’’ eliminam um dos maiores handicaps das 29’’: a torsão. Este é um dos pontos sujeitos a maior debate, pois as rodas 29’’ esforçam e sobrecarregam muito mais os quadros das bicicletas devido à torsão provocada pela maior inércia das rodas. Este facto é especialmente crítico nos quadros em carbono, que necessitam de maior robustez em zonas críticas como a caixa de direcção e escoras traseiras.